quarta-feira, 11 de junho de 2008

Amor brasileiro . Futebol? Carnaval? Não, Língua Nacional.

Eu, Fioravante, como o mais novo membro do Light’s Club’s, tenho hoje a honra de poder postar aqui um texto em homenagem à nossa amada Língua Portuguesa. O picareta do Bruno pelo menos disse que era hoje, mas pelo que vejo será somente no dia 5 de novembro. Mas deixando picaretisses a parte, passemos a falar de nosso belo idioma.
Ele tem sua origem ao noroeste da Península Ibérica e nasceu através da mistura do Latim vulgar a alguns dialetos locais. Com o império Romano entrando em declínio e não mais sofrendo a imposição da utilização do Latim, o galego-português, assim chamado na época (século V), passou a se expandir. Começou a ser utilizado em documentos escritos no século IX, mas somente em 1290, com a fundação da Universidade Portuguesa em Lisboa, deixou de ser visto como língua vulgar e passou a ser conhecido como língua portuguesa e oficialmente usado.
De lá pra cá sofreu e continua sofrendo, como alguns de nós, diversas aquisições e influências de outros idiomas como o Árabe durante a invasão islâmica à Península, línguas indígenas e africanas durante a colonização e alguns estrangeirismos assimilados pela grande influência de outras nações, tais como abajur do francês abat-jour e futebol do inglês football, além, claro, da enxurrada de expressões norte-americanas (Light’s Club’s ¬¬’) com a chegada da era da informática. Mas penso eu que isso, apesar do grande impacto que causa em nossa sociedade, é necessário, assim como foram também todas as outras manifestações estrangeiras no passado, pois demonstra que nossa nação se mantém aberta para a integração social, diferente de alguns países do velho mundo, e deixa explícito dessa forma quais são as causas por nossa cultura tão vasta mesmo para um país continental como o Brasil.
Infelizmente, com a unificação da língua portuguesa, estão nos privando de nossa soberania lingüística, empobrecendo tudo aquilo que conquistamos durante séculos. Ela é constituída basicamente na adequação dos outros povos ao idioma falado em Portugal, descaracterizando o idioma com alterações sintáticas, semânticas e lexicais. Já é hora de reconhecermos e mostrar ao mundo que não mais somos uma mera colônia portuguesa e que a tempo temos em mãos nossa carta de alforria, enaltecendo assim nossa língua verdadeiramente brasileira e proclamando a real independência do Brasil. Viva a língua Brasileira!

3 comentários:

Leonardo disse...

Grande Fioravante!
Acabou de entrar no clube e já mostrou que tem atitude!!!

Mto bom o texto.

Flw, abraço.

- Mariana Merchiol - disse...

ahuahau....Fio, virou light tbm??? kkkk ...
Legal teu post...me fez sentir como se estivesse na aula da Sônia sobre "história da Língua Portuguesa"...
Parabéns! rs

Anônimo disse...

Muito bom Avante!!!

Light's Club's agradece!!!

Gostei do texto, parabéns!!!

Abraço t+